10 março 2012

OS ANEIS DE SATURNO

Algures durante a próxima semana, não estou seguro quanto ao dia, este blog atingirá os dois anos de existência. Compete-me agora suspirar, revirar os olhos, dizer:
“Meus Deus, como o tempo voa...”
Durante este dois anos, SEM COMPROMISSO.com teve cerca de 36.000 visitas e pôs no éter  crónicas curtas, contos, poemas, fotografias, músicas, pequenos filmes e outros textos avulso. Para os ouvintes potencialmente interessados aqui fica um resumo comentado dos textos que obtiveram mais sucesso, medido por um número de visitas superior a 170. Eis o top ( pode ler ou reler os textos clicando com o rato sobre o título):
1. Once Upon a Time: Na cozinha da tradução dos Lyrics 1962-2001 – 608 visitas. Texto que é uma espécie de visita aos bastidores da tradução para português da obra lírica de Bob Dylan, feita pela minha amiga Angelina Barbosa e por mim entre 2005 e 2008.
2. Hipótese Nula350 visitas. Este segundo lugar no top dá-me grande satisfação, pois trata-se de um poema, género habitualmente não muito querido dos leitores. Ainda por cima, este poema é um exercício que mistura linguagem científica e linguagem poética!
3. Mão Morta– 275 visitas. Conto médico baseado numa história real passada numa Angola em guerra civil.
4. Vou-te Contar: 22. Flagrantes da vida real– 267 visitas. Vou-te Contar é um folhetim em episódios em torno das casas onde morei e das pessoas que lá viveram, uma saga familiar. Este folhetim revelou-se um grande sucesso e vários episódios atingiram o rol dos textos mais lidos do blog. O episódio n.º 15 (Não há duas sem três),por exemplo, somou, até hoje (11 de março de 2012), 208 visitas.
5. Remédio Santo– 262 visitas. Conto passado num agreste inverno trás-montano e cuja trama gira em torno da verificação de um óbito feita numa manhã gelada e com lobos na paisagem.
6. E Esse Sono Que Não Desce– 246 visitas. Relato de um telefonema tardio sobre uma criança que não adormece e a ansiedade da sua estremosa mamã.
7. Calaram-se as Musas– 185 visitas. Obituário dedicado a Suze Rotolo, aquela que foi uma das namoradas mais queridas e a musa mais influentes na obra de Bob Dylan.
8. Finalmente, A Sua Coisa é Toda Tão Certa(com 172 visitas), uma aventura passada num cabeleireiro em Cabo Verde e contendo pormenores escabrosos sobre depilação íntima.
Para além dos textos citados, que podem ser lidos percorrendo a página principal de Sem Compromisso de cima para baixo, o blog contém ainda algumas páginas individualizadas, sobre assuntos específicos. Uma delas permite o acesso à versão integral do livro Coração Independente, livro editado em papel, mas que na sua versão electrónica foi acedido durante estes dois anos mais de 2.600 vezes. No Verão Fico Sempre Mais Nova, romance que publiquei na Amazon em Agosto de 2010 tem o seu primeiro capítulo divulgado na íntegra no blog e esse pedacinho foi visitado 655 vezes.
Antes de terminar, umas palavras rápidas sobre o perfil geográfico dos meus ouvintes. Quem são essas pessoas que vêm aqui espreitar? A sua grande maioria está em Portugal, em segundo lugar no Brasil e em terceiro lugar surgem leitores que residem nos Estados Unidos da América. Depois tenho leitores em vários países de África e da Europa e verificar que tenho gente que me visita da Polónia e da Indonésia deixa-me tão boquiaberto como se vislumbrasse um ouvinte girando nos anéis de Saturno, sintonizado no meu blog com o seu portátil nos joelhos.


Nota: Um agradecimento ao Ricardo Bonfocchi que foi quem me empurrou para esta aventura de criar um blog e, não contente com isso, me tem ajudado nos aspectos técnicos mais complexos que sustentam um empreendimento desta natureza. 

Imagens, de cima para baixo: (1) e (3) Fotografias de Pedro Serrano, Lisboa 2009; (2) L. Testut, livro de Anatomia Descritiva.

9 comentários:

  1. Muitos parabéns! Espero que seja para continuar ou o meu ritual diário ficaria destroçado.

    Bjs
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Eu estou presente em dois dos posts mais lidos!!! :-D
    Beijo grande de parabéns!

    Loura-maluca-que-agora-é-seminómada

    ResponderEliminar
  3. @ Susana, Obrigado. Espero continuar! Beijos
    @ Ex-loura-maluca, Vaidosa! Obrigado e beijo.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos risos e sorrisos de cada novo post.
    Parabéns.
    beijo,
    ana

    ResponderEliminar
  5. Os teus visitantes da Indonesia ou lugares "estranhos" podem ser genuinamente de la, ou podem apenas usar servidores de internet com routers nesses paises. Antigamente a maioria dos servidores estavam nos US. Hoje em dia, mudaram-se maioritariamente para a Asia.

    Gosto de vir ca ler-te. Continua. Beijinhos, do UK.

    ResponderEliminar
  6. @ AEnima, Obrigado, és muito querida. Fico mais tranquilo em perceber que um leitor que usa um site da Indonésia pode na realidade ser de Marte. Beijos de Saturno.

    ResponderEliminar
  7. Um dia juro que desisto de vir ca dizer qq coisa.

    ResponderEliminar
  8. @ AEnima: ???? És louca? Volta sempre, que és das visitas de quem gosto mais de receber notícias. Besos

    ResponderEliminar