06 abril 2020

COVID19: A DITA CUJA CULTURA

Quem, hoje em dia, usa algum do seu tempo para ver TV, arrisca-se a assistir, num único visionamento, a extraordinários fenómenos. E nem precisa sintonizar canais de pendor mais populista, como a CMTV. Veja-se só tudo quanto vi e aprendi na respeitável SIC de ontem à noite:
Aparece no ecrã uma senhora, que as legendas identificam como Directora-Geral da Saúde da Escócia, a dizer que andou a pregar às pessoas que, derivado ao Covid19, ficassem em casa, mas que ela própria, por duas vezes, tinha ido passar fins-de-semana à casa de férias que possui lá nas Terras Altas e que isso fora muito feio, inadmissível, e estava muito arrependida de o ter feito; tudo isto declarado preto no branco e sem floreios ou atenuantes. Tirei os óculos e estava a limpá-los quando, na imagem seguinte, aparece outra senhora, que as legendas identificaram como Ministra da Saúde da Escócia (e, portanto, patroa da anterior), a dizer que o que a outra tinha feito era muito feio e inadmissível, que, de momento, não a ia afastar da função por causa disso, mas que, desde aquele instante, deixaria de aparecer nas conferências de imprensas diárias do Ministério da Saúde lá deles. Tudo isto dito igualmente pão-pão-queijo-queijo e sem floreios ou louvores ao trabalho prévio da primeira senhora. 
Limpei outra vez os óculos e fiquei a pensar para mim: Ena pá, olha que vantagem; vai só passar a aparecer uma! 
Como pode ser diferente a cultura de cada país!
E estava a pensar deste modo, pois, nesse mesmo visionamento televisivo, tinha acabado de ver 4 pessoas (mais uma tampinha) a entrar num elevador tipo lata de atum Tenório, daqueles de prédio de habitação dos anos 50 onde só cabem três adultos e uma criança, desde que acompanhada por um adulto. Acontece que três dessas pessoas eram os mais altos responsáveis da nação pela área da Saúde (uma Ministra, um secretário de Estado, uma Directora-geral da Saúde), autoridades que, todos os dias e desde há largas semanas, nos pregam as vantagens e a necessidade imperiosa do distanciamento social, chegando ao pormenor técnico e rigoroso de o quantificar em metro e meio a dois metros. Já no que diz respeito à tal tampinha, eu (e dez milhões de portugueses distanciados socialmente lá em casa) ficámos sem saber o que seria, por mim só percebi que a tampinha era ministerial. Será que teria saltado, por algum motivo imperioso, a tampa à Senhora Ministra? Nos tempos conturbados e de grande pressão que correm é bem possível.
E voltei a pensar para comigo, enquanto soprava nas lentes dos óculos para produzir um vapor de água que, mais facilmente, permitisse melhorar-lhes o alcance: o que é a cultura de cada país e como podem ter consequências diversas!
Veja-se os chineses, os japoneses, os coreanos, os singapurenses, os taiwaneses: explicava-nos a Organização Mundial de Saúde (OMS) que usavam máscara por questões culturais, seria uma cultura naturalmente mascarada. Nós, o resto do mundo, não devíamos fazer o mesmo, pois as máscaras não tinham eficácia alguma naquela epidemia que, muito a custo, se volveu em pandemia. Já eles, os orientais, nos dizem que andam todos de máscara ou respirador para se defender do contágio do Covid19,  que a estratégia tem resultado, e que assim não tem de estar cá com aquelas preciosidades (difíceis de distinguir e classificar) do sintomático e do não sintomático com que a OMS e o Ministério da Saúde nos têm entretido.
"Espirraste três vezes, pá, podes estar sintomático!"
"Não é nada, pá, na primavera espirro sempre: sou alérgico ao pólen."
"Hoje já tossiste quatro vezes, madrinha, podes estar sintomática; vamos já ligar para a Saúde24."
"Que disparate, filha, é do refluxo, dá-me para tossir. E agora engasguei-me com uma migalha! Bate-me aqui nas costas e já passa." 
Deve ser da questão cultural e de ser uma pandemia muito dinâmica, discorria eu, pensando que ainda há uns dez dias atrás ouvira a nossa DGS afirmar, quase implorando: "não use máscara, é uma falsa sensação de segurança; não servem para nada... É apenas um pano, etc." 
Sim, mas ontem, estranhamente, nesse mesmo dia em que via estes fenómenos todos da Escócia, essa mesma DGS que ainda há minutos estava de costas voltadas para a Ministra no elevador, dizia - um pouco contrariada é certo - dizia agora que, afinal, as máscaras podiam ser boas e deviam ser usadas não somente por sintomáticos (aqueles que tossem, espirram, e pode ser do Covid), mas também pelos profissionais que, embora de perfeita saúde, lidam de perto com outras pessoas, como é o caso dos empregados de supermercado, padeiros, farmácias, transportes públicos, bombas de gasolina, forças de segurança, bombeiros e, é claro, pessoal de saúde. Acho que se esperarmos mais uns dias, concluí para com os meus fechos-éclair, isto vai acabar por ser alargado também aos seres-normais-e-assintomáticos-que-vão-a-locais-onde-trabalham-profissionais-que-lidam-de-perto-com-outras-pessoas.
Tudo somado, deve dar uns 10 milhões de portuguesitos, computei, soprando os óculos e dando-me conta de que não os conseguia embaciar por estar (parafraseando a expressão enfadada usada por Marta Temido para se referir a este equipamento) com a "dita-cuja-máscara" afivelada na cara.
Aposto que a próxima salgalhada vai ser em torno do uso de LUVAS.
   

Nota: Se quiser assistir a mais dos fascinantes episódios sobre este problema das máscaras, leia o que escrevi neste blogue sobre o assunto. Basta clicar aqui: COVID19: MÁSCARAS REAJUSTADAS e aqui MÁSCARAS: Tudo quanto você gostaria de perguntar e não teve lata

3 comentários:

  1. Update: a dita cuja senhora que vai passar férias à casa de verão despediu-se, para que o "foco justificável nos media das (suas) accoes não distraiam o país dos esforços de resposta à pandemia)".

    Essa do elevador não vi, mas não é à toa que o nosso PM, ministro da saúde e chief medical officer para a Inglaterra tenham todos testado positivo para coronavirus ao mm tempo. Olha para o que eu digo e não para o que eu faço, ao mais alto e refinado nível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dear AEnima, tens de ver, pois é um momento de rara beleza. Essas coisas todas estão no YouTube, algumas comentadas. Beijo e stay safe

      Eliminar