05 março 2022

JÁ ERA

A atitude geral é a do tipo que, boca atafulhada de pregos, os vai espetando, um a um, no caixão, sem se aperceber que é o próprio caixão que prega. De resto, enquanto martela, vai palrando com o interlocutor e tem resposta pronta para tudo, nunca se deixa apanhar num aperto, transparece-lhe no rosto a satisfação por ser assim tão espertalhaço. Uma mãe diria, desvanecida: já em pequeno era assim, tinha as respostas na ponta da língua! 

Esta mesma pose é a que transparece na entrevista que dá ao Público em 4 de Março deste ano que corre. No começo da conversa, João Oliveira ainda vai esbracejando na apertada casaca do democrata sensato, reflexivo e equidistante, até reconhece que o que a Rússia praticou na Ucrânia foi uma invasão! (após o tsunami que a posição do PCP desencadeou na opinião pública, tornava-se necessário deitar água na fervura). Mas, no reconhecimento da invasão, não surge nunca uma palavra para censurar Putin ou o Kremlin. Pelo contrário, e à medida que se entusiasma e esquece a contenção que teria jurado a si manter perante os jornalistas, Oliveira vai expondo os tristes ossos do seu dogma sobre o assunto. A saber:

a) A Ucrânia já bombardeava civis no leste do país e isto já no tempo de Zelenskii;

b) O Presidente Zelenskii fartou-se de incorporar nazis nas suas forças armadas (a presença consentida destes nazis é sublinhada três vezes por Oliveira ao longo da entrevista);

c) Os ucranianos estavam a conduzir uma limpeza étnica no Donbass;

d) O regime de Zelenski, para além de nazi, é xenófobo;

e) A revolução de Maidan (praça símbolo do momento em que a Ucrânia, em 2014, se libertou do regime fantoche, imposto por Moscovo) é designada por João Oliveira por "aquilo a que se chamou a revolução de Maidan" e durante a qual ele viu, em videos, "batalhões nazis a vangloriarem-se".

Putin não diria melhor, aliás tudo isto é, por uma pena, o que Putin e o seu regime assassino afirmam todos os dias como justificação para a invasão.

Razão tem Jerónimo de Sousa para exibir um ar crescentemente preocupado sempre que aparece em público. Coitado do homem, deve ter noção que, depois dele, nada vai sobrar do partido: nem deputados, nem dirigentes, nem votos. Com os putativos herdeiros à sua disposição, alegremente atarefados a selar e exibir o caixão, o PCP não vai longe. As causas do óbito resumir-se-ão em frase curta: suicídio por obsolescência.  

2 comentários:

  1. Uma vergonha. No que respeito à Mãe Rússia, as posições do PCP envergonham. Não entendo que devoção lhe têm, como se o comunismo não pudesse existir sem ela ou os seus ideias co-existir com uma economia livre.

    Bom ler-te. Não sei como não te oferecem uma coluna num jornal independente qq. (Tv porque não exista jornais independentes. Às vezes sou burra).

    ResponderEliminar
  2. Seria um problema, pois não sou 'fiel' a ninguém e posso desatar a descascar em todas as direcções... Por isso isto se chama sem compromisso. Quanto aos comunistas, não têm outra miragem, coitados, é como uma espécie de paraíso artificial. Besitos.

    ResponderEliminar